Liderança 4.0

previous arrow
next arrow
Slider

A transformação digital é um dos maiores desafios que se coloca à indústria na atualidade. Estamos a passar por uma revolução tecnológica que está a mudar a forma como trabalhamos, vivemos e nos relacionamos uns com os outros.

Os Líderes da Sociedade 4.0 são confrontados com mudanças permanentes nas áreas da tecnologia, dos métodos de gestão, dos modelos organizacionais e de liderança.

O surgimento da economia partilhada e digital (por exemplo, AirBnB e Uber) e a guerra cibernética, constituem alguns dos desafios da Quarta Revolução Industrial. Estamos perante problemas que exigem uma maior velocidade de resposta, com impacto sistemático.

Enquanto Líder, Gestor e Decisor aos mais diferentes níveis de actuação e de negócio está preparado para os impactos desta transformação?

“Provavelmente 40% das empresas líderes mundiais não existirão, de forma significativa, dentro de dez anos”.

John Chambers – Ex-CEO – Cisco

O objectivo do Projecto de Investigação é construir uma abordagem que ajude as corporações a desenvolver e a preparar efectivamente os seus líderes para a Sociedade 4.0, direccionado para empresas e comunidade em geral, proporcionado uma experiência de aprendizagem imersiva e coletiva.

O ambiente VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) exige que os líderes mudem a sua maneira de pensar a organização, passando de uma lógica “mecânica” para uma abordagem biológica, que perspectiva a organização como um “organismo vivo” e mutável.

Inovlider enquanto projeto inovador, recorre a uma abordagem organicista e sistémica para provocar uma adaptação rápida e efectiva da liderança organizacional ao novo ambiente.

De acordo com o propósito de cada um dos nossos parceiros participantes podem ser seleccionadas uma ou duas das seguintes técnicas:

1. Entrevistas individuais
Entrevistas em profundidade com CEOs, Directores de RH, IT, Responsáveis de desenvolvimento e retenção do talento, Recrutadores, consultores especializados e visionários.

2. Estudos de caso
Análise de situações, estilos de liderança e formas de trabalho adaptativa (alinhamento de pessoas e cultura com estratégia) que decorrem de práticas inovadoras para lidar com a introdução de tecnologias disruptivas e outras formas de turbulência.

3. Análise aprofundada
Cada uma das Mesas redondas/Focus Group contará com um estudo de caso corporativo relevante de um líder de negócios proeminente que se adaptou com sucesso às novas realidades do mercado nos seus próprios negócios.

1- Criar foco
O Conhecimento resultante das Entrevistas e dos Focus Group serão sujeitos a reflexão, discutidas e posteriormente partilhadas e divulgadas de forma anónima sob a forma de Lessons Learning.

2- Iniciar a conversa
Partilha aberta de experiências e casos através de podcasts e entrevistas em vídeo e artigos no Inovlider News.

3- Análise aprofundada
Cada uma Mesas redondas/Focus Group contará com um estudo de caso corporativo relevante de um líder de negócios proeminente que se adaptou com sucesso às novas realidades do mercado nos seus próprios negócios.

4- Publicação do Projecto
White papers sobre temas específicos relativos ao Projecto “Repensar a Liderança para a 4ª Revolução Industrial” – compilado num livro e publicado em 2018/19.

*Só virão a publico Outupts após aprovação de cada parceiro, respeitando-se o consentimento informado. 

Quer participar a Repensar e a Definir a Liderança 4.0 ?
Registe-se e diga na sua mensagem se está interessado em participar numa Entrevista ou num Focus Group.