Abordagem

previous arrow
next arrow
Slider

LIED®

Lidera – Idealiza – Envolve – Decide
lied_inovlider

Questiona o paradigma da liderança como fenómeno individual, contrapondo a construção da identidade de liderança enquanto processo social e na relação da díade líder-equipa e os processos que explicam a sua emergência.

A abordagem LIED® (Lidera – Idealiza – Envolve – Decide) convida os participantes a confrontarem-se com diferentes contextos e a liderar diferentes equipas, exigindo-lhes intuição, capacidade de planeamento, elevada capacidade de trabalho em equipa e Tomada de Decisão.

O modelo tem como âncoras teóricas os Modelos da Auto-Liderança, da Liderança Partilhada e dos Modelos Mentais Partilhados.

Porque acreditamos no caráter desenvolvimentista e multinível da liderança a abordagem do CIL é realizado em 3 Estádios.

Todos os programas desenvolvidos pelo CIL seguem a abordagem LIED®

EU

Liderar o Eu e adapatabilidade à cultura

IDEALIZA

EQUIPA

Formar e Construir a Equipa

ENVOLVE

EQUIPA - EU

Liderar uma Equipa de Elevado Desempenho

DECIDE

IDEALIZA

EU

Toma Consciência da Situação

Analisa e Visualiza

Auto-Liderança

O individuo toma consciência da situação, analisa e visualiza estratégias e  soluções. Num processo de Auto-liderança, com recurso a estratégias comportamentais e cognitivas o indivíduo controla e gere o seu próprio comportamento, influenciando-se e liderando-se a si próprio

ENVOLVE

EQUIPA

Comunica e Constrói Relações

Delega e Distribui o Poder

Liderança Partilhada

Cada um dos elementos da equipa exerce um papel de influência interativa, através da distribuição e a troca de informações. O processo de distribuição e partilha da liderança baseado na comunicação – traduzido em empowerment, delegação e partilha de responsabilidades -molda o clima afetivo da equipa.

DECIDE

EQUIPA E EU

Decide e Implementa

Monitoriza os Resultados

Revisão Pós-Ação

O Líder e a Equipa decidem e implementam  o plano elaborado, seguindo uma metodologia analítica e intuitiva. O plano é adaptado  face à imprevisibilidade, monitorizando e assegurando  que os resultados são alcançados. A revisão pós-ação possibilita a avaliação do desempenho, a aprendizagem e a mudança de comportamentos